quinta-feira, 19 de abril de 2012

Relação de pais e filhos nos dias de hoje será a mesma de amanhã


Legião Urbana
”Você (o jovem) culpa seus pais  por tudo! Isso é absurdo, pois, são crianças como você e eles são o que você vai ser quando você crescer” Esta frase é encontrada na letra de uma música composta e cantada pela banda Legião Urbana e deixou uma mensagem gravada em algumas mentes de jovens que curtiam a música na época. 

A mensagem transmite aos fãs que, uma grande parcela dos erros na adolescência, vão refletir no futuro. Os pais, podem sim ter maior parte da culpa dos erros cometidos pelos seus filhos, porém, acredita-se que não erram propositadamente. Alguns pais não conseguem encontrar uma forma de mostrar aos filhos a verdadeira razão de fazer o que é certo e sentem uma grande dificuldade de apresentar de forma bastante esclarecedora que  uma vez praticado o que é errado, torna-se um agravante para que em um futuro tão próximo a pessoa possa se tornar naquilo que chamamos de rebelde sem causa.

Conversa de pai e filho
O jovem em sua maioria é um rebelde sem causa. Alguns psicólogos concluem que a confusão provocada na cabeça dessas criaturas em formação, deve-se ao grande acumulo de informações exatamente na fase transitória da adolescência para adulto. Ainda tem também o peso daquela questão “eu posso tudo” mesmo sabendo que não podem e ainda mais que ainda não devem sempre abordada em círculos e mesas de lanchonetes e muitas vezes em mesas de bares, apesar da idade de cada um deles.

A indução os levam a praticar atos indevidos e prejudiciais como uso de drogas, sexo com irresponsabilidade, contravenções que levam uma parcela deles a se tornarem delinqüentes e daí a um salto minúsculo para o mundo do crime.

Nos dias de hoje, a sociedade consumista muito tem contribuído para o avanço da existência de jovens rebeldes. Amigos se vestem com a melhor grife, usam relógios blindados, celulares de última geração, carros top de linha e induzem aos seus amigos a terem a mesma grife, o mesmo “bobo” (relógio), criticam celulares ultrapassados e ainda hostilizam aqueles que andam a pé e até mesmo os que andam em um “carango” de menor porte. Isso leva ao jovem a se sentir inferior dentro do circulo jovial. Daí os mais fracos na absorção das informações passadas pelos pais e pelos orientadores educacionais vão em busca de uma forma para chegar ao mesmo nível supostamente mostrado por aqueles que pensam ser “o cara” por fazer parte de uma minoria privilegiada do poder de consumir. A questão de pensar que pode ter tudo leva alguns jovens que tem o privilégio de fazer parte da classe media alta a pensarem que também podem fazer tudo.

A formação de uma identidade pessoal é importante e fundamentalmente de responsabilidade da família. Pois, é da família a responsabilidade pela educação, desenvolvimento psíquico, pela transmissão de amor, de segurança e de afeto. Isso torna bem maior a importância da família na vida de uma pessoa porque os sentimentos podem formar uma identidade positiva que será revelada através do caráter no futuro. A educação é indiscutivelmente indispensável na infância para esta criança se tornar um jovem respeitador de todos os seus semelhantes e principalmente aos pais.

Controlar os impulsos não é uma virtude de um jovem. No entanto, está é uma questão que deve ser muito bem trabalhada para que ele não se torne um adulto no mínimo grosso, arrogante e até mesmo uma pessoa violenta. Impor regras ao um jovem não é tarefa muito fácil, mas, isso tem que ser imposto dentro de uma família para que estes meninos e meninas cresçam já sabendo controlar seus impulsos. O excesso de afeto também pode ter um efeito reverso na formação de uma consulta e até causar problemas comportamentais. O ideal é a família dosar o afeto, as restrições e fazer valer os limites.

Conflitos surgem tanto por culpa dos pais como dos filhos. A dificuldade de aceitar e compreender que os filhos já são adolescentes pré-capazes de assumir algumas responsabilidades e se desvincularem um pouco do pátrio poder,  leva os pais a cometerem alguns erros. Não podemos esquecer de enfatizar que quando na adolescência, muitos jovens já não os vêem como “heróis”.

Os filhos começam a ver os pais com outros olhos, e passam a enxergar os defeitos dos mesmos e passam a criticá-los. Em um ponto da vida dos filhos o pátrio poder deixa de ser exercido e definitivamente os pais perdem alguns dos controles sobre seus adolescentes, enquanto estes querem ter toda a liberdade do mundo, no pensamento obsessivo que naquela altura de sua vida “pode tudo”.

O desejo pela independência leva o jovem a buscar mais cedo o trabalho. “Ganhar para poder, ter ou fazer isso e aquilo”. Essa é a proposta inicial e isso acaba levando este mesmo jovem aventureiro que sonha voando em busca de sua liberdade e auto independência a um entendimento daquilo que foi mostrado no início. Os pais podem sim serem os culpados pela má formação de seus filhos, mas, todavia os pais de hoje serão os avós de amanhã e os filhos por sua vez serão os pais e nessa evolução não constante, mas permanente, a vida continuará.


CRÉDITO DAS IMAGENS:


As fotos aqui postadas foram cedidas por Google Imagens.

Acesso em 19/04/2012 

Postado por Professora Alessandra

21 comentários:

  1. É, muitos de nós tem as emoções a flor da pele, agindo por impulso. Nem sempre isso acaba bem (experiencia própria). Nossos pais nos orientam, mas nós que temos que seguir nosso caminho. Os pais tentam ajudar, mas eles não podem ficar pra sempre ao nosso lado e temos que prosseguir sozinhos.

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre os culpados pelos acontecimentos do dia-a-dia são só os pais ou só os filhos, mas sim uma junção das duas partes. Os pais nos ensinam o que é certo, mas somos nós que decidimos o que vamos escolher, mas se os pais não ensinarem o certo, fica mais difícil de decidir a escolha certa.

    ResponderExcluir
  3. A culpa pelos acontecimentos nunca sera mais nossa do que deles, ou visse verça , sempre sera de ambas as partes.
    Os pais são nossos "Anjos" eles nos guiam, eles querem sempre o nosso bem, mesmo que para gente não seja bem, eles querem que nós sejamos algo na vida, eles querem que nós estudamos para nos tornar alguém, eles nos auxiliam, e eles estão com você nas horas boas e ruins, e nós por estarmos em uma fase, não muito boa, acabamos não retribuindo esse amor que eles sentem por nós, essa proteção.
    eles são nossos exemplos, a intenção deles é de que nós temo que nos espelhar neles, para não ir para um mau caminho, mais cada um é que vai decidir se vai ouvir os conselhos(que nós temos muitas vezes como uma bronca), ou se vamos fingir que eles não fizeram nada e vamos fazer ao contrario do que eles disseram.

    ResponderExcluir
  4. Penso que o impulso nos leva a fazer muitas coisas, mas nessa fase da vida os pais estão lá para nos ajudar, porém, não vai ser sempre assim, no momento ainda moramos de baixo do teto dos nossos pais, por isso ainda temos que seguir suas regras e ordens que, são fundamentais para seguirmos nossos caminhos depois.

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida os pais tem que ensinar e encaminhar os filhos para o lado bom, mas se os pais Sempre ensinaram os filhos a culpa na é deles se o adolescente se meter em encrenca, os pais tem que por regras e sempre ter o controle dos filhos a final eles ainda moram na casa dos pais.

    ResponderExcluir
  6. eu penso que nós devemos valorizar mais os nossos pais, pois um dia tudo passa e nós iremos sentir muita falta deles.a maioria das vezes nós descontamos tudo neles pois achamos que eles estão errados, mas eles só querem nos ajudar a fazer as coisas certas. porem nem por isso eles estão sempre certos, de vez enquando eles exageram e tudo isso acaba em briga ou discussão.

    ResponderExcluir
  7. eu acho que nos devemos dar mais valorizaçao a os pais, pois eles fazem muitas coisas para nos e nos achamos que eles nao fazem nada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Todo pai que realmente ama o filho, mostra o caminho bom pra ele seguir, mas, não é nossos pais que escolherão nosso caminho, seremos nós.
    Algumas crianças seguem o mal caminho, pois desde pequeno os pais fazem coisas erradas.

    ResponderExcluir
  10. nossos pais sempre desejam o melhor para nós. só q as vazes não entendemos e ficamos angustiados com algumas atitudes deles . mas com muita conversa e até mesmo se colocando no lugar deles .vejo q só querem o melhor para nossas vidas.E o melhor caminho é o do amor,educação,do respeito,responsabilidade...

    ResponderExcluir
  11. os pais querem o nosso melhor, mas as vezes eles são muitos chatos e não deixam a gente fazer nada. meus pais por exemplo, nossa, serio depois que eu voltei do hospital eles não deixam eu fazer nada.
    mas deixa né faze oq!

    ResponderExcluir
  12. penso que os pais sempre querem o nosso melhor, mas muitas vezes nós somos incompreensiveis... e raramente eles são incompreensiveis conosco de tantos erros repetidos que ja fizemos

    ResponderExcluir
  13. todo mundo sabe que os nossos pais só querem o nosso melhor, mas nem sempre nós nos lembramos disso, acabamos confundindo com o que é certo, e do que é errado, do que nós queremos fazer, e do que nós podemos fazer, e são os pais que tem o dever de nos mostrar o caminho correto.

    ResponderExcluir
  14. É sim responsabilidade dos pais nos ensinar a fazer o que é certo, mas estamos bem na fase onde queremos ser independentes, tornando difícil para eles controlarem com quem andamos e falamos. É complicado ter o bom senso para entender que nem sempre vamos conseguir o tênis da moda (exemplo), mesmo que a pressão seja grande. Cabe a nós refletir sobre as consequências de nossos atos. Na China eles têm até aula sobre como manejar essas relações entre as pessoas. Quer uma dica? Converse com sua família, discuta esse assunto, deixe seus pais informados quanto a seus amigos e ganhe a confiança deles. Queremos ser independentes, mas não podemos esquecer que ainda temos muito que aprender.

    ResponderExcluir
  15. Os pais verdadeiros são aqueles que nos ensinam o bem e o mal, mas cabe agente escolher, às vezes os pais são meio duros, mas no fundo ele sempre quer o nosso bem, e as brigas são sempre das duas partes, pois quando um não quer o outro não briga. O impulso nem sempre dá para controlar e os pais estão ali para nos ajudar, mas os pais tem que impor regras e punições para seus filhos, para que assim haja um controle.

    ResponderExcluir
  16. Nós precisamos dar mais valor aos nossos pais pois sem eles nós não estaríamos aqui e talvez nem existíssemos. Então temos que parar de culpa-los por tudo quando estamos com raiva, pois normalmente fazemos isso sem pensar no que estamos fazendo.

    ResponderExcluir
  17. Penso que a culpa é de ambos, os pais pelo mal ou excessivo "afeto", como diz no texto e nos adolescente por serem tão incompreensíveis.
    é um dever dos pais ter a responsabilidade, de educar o filho nesta fase, e seus filhos agora sem experiencia ter que obedecer os pais.
    Mais atualmente é muito raro isso acontecer ou é os pais que são irresponsáveis (como, pais jovens, pais que são envolvidos com bebidas e drogas), ou o filho que é tão mimado, se torna irresponsável.
    Entre tanto o jovem tem de aprender acertando ou errando na hora.
    Espero que a geração dos meus filhos isso não aconteça. (:

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que não é só culpa dos pais nem só culpa nossa, nossos pais querem o melhor para nós mas nem sempre entendemos isso, deve ser dificil para eles, olhar pra gente e perceber que não somos mais os bebes deles... agente cresceu né, hahah

    ResponderExcluir
  19. Penso que o que vamos se tornar no futuro é dever dos pais nos ensinar, como por exemplo o que é certo e errado, o que é bom e ruim... Hoje em dia tem muitas crianças que sofrem bullying, essas crianças vão ter uma vida mais complicada do que a maioria pois sua infância foi prejudicada por criança que se acha superior a ela pois tem mais dinheiro, é mais bonito, é mais esperto(ou a que sofre é mais esperta), é mais popular, entre outras, e nesses casos os culpados não são os pais e sim da criança que deve sofrer em casa e acabam descontando nas mais inferiores a ela.

    ResponderExcluir
  20. eu entendo que os pais estão tentando educar seus filhos ao máximo mas infelizmente alguns jovens não conseguem se segurar e acabam na conversa de traficantes com isso a culpa é sempre dos pais.

    ResponderExcluir
  21. Com esse texto pude ver que costumamos culpar nossos país por tudo de errado que acontece em nossas vidas, costumamos culpa-los sem ver que eles podem estar certos.

    ResponderExcluir