quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudo mostra que a música melhora relação afetiva entre pais e filhos


Repórter: LUIS GUSTAVO RIZZO


Um estudo realizado pelo laboratório de musicalização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), comprovou que em atividades envolvendo bebês de oito meses a três anos, a música melhorou a relação afetiva entre pais e filhos e ajudou no desenvolvimento da criança.

Durante o trabalho, as pesquisadoras fotografaram as aulas, para mostrar a eficiência da música e perceberam que a canções estimulam o abraço, o carinho e as brincadeiras.


A pedagoga e mestre em educação, Juliane Ramiro, explica que “a ideia é valorizar a relação afetiva entre pais e filhos, pois quando eles começam a perceber essa relação, percebem sobre a importância do quanto deve abraçar a criança, para que ela cresça com muito mais segurança”, completa Juliane.

A pesquisa foi realizada durante seis meses, em reuniões semanais. Nas “aulas” pais e bebês fazem atividades com músicas incentivando o aprendizado da criança, como a relação na hora do banho, na hora da alimentação e ao colo, cuja sensação de segurança nos pais é maior (atividade em que o pai ouve música e dança com a criança no colo), fazendo uma série de situações em que a música auxilia a ter mais êxito.


A professora de musicalização e responsável pelo estudo, Roberta Medeiros Rodrigues, explica que muitos pais querem, mas nem sempre sabem como se aproximar dos filhos, e que a música nada mais é que o caminho para alimentar essa relação.“A gente ensina como os pais devem aconchegar a criança no colo, como abraçar, como beijar, fazer carinho, tudo isso com o auxílio da música”,completa Roberta.


As canções também estimulam os bebês. A proposta é que a cantoria continue ao longo do dia, ajudando os pais sempre que for necessário.


Um bom exemplo é a gerente de vendas, Vanessa de Souza Teixeira.Ela relata que quando criança seus pais cantavam para ela."Acredito que eu cantando para minha filha,na nossa relação, só tenho a ganhar”.


Os pais interessados em saber mais sobre o estudo do laboratório de musicalização da UFSCar, podem enviar um e-mail para: labmusicalizacaoufscar@yahoo.com.br, ou entrar em contato pelo telefone             (16) 3351-8497      .


Postado por Professora Alessandra

21 comentários:

  1. nossa, como uma coisa tão simples como uma musica pode acalmar, mexer com nossos sentimentos e ainda por cima mudar a nossa forma de pensar.
    Gostei muito desse texto:]

    ResponderExcluir
  2. A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Realmente se formos ver as pessoas que tocam algum instrumento musical, que tem facilidade em música, consegue aprender melhor que as pessoas que não tem contato. E este estudo mostra que a música estimula áreas cerebrais ligada a linguagem e o afeto. Penso que seria ideal todas as escolas terem a matéria "música", mas não teórica e sim com instrumentos.

    ResponderExcluir
  3. a musica ajuda a refletir, quando eu escuto musica eu fico pensando na vida.
    e isso ajuda a gente a dar valor as coisas que você tem.

    ResponderExcluir
  4. A música muitas vezes consegue explicar algum sentimento que sentimos que nós não conseguimos explicar. Ela também ajuda o aprendizado de várias maneiras, pois é mais fácil de decorar e de por em prática algumas vezes o que está sendo dito na música

    ResponderExcluir
  5. A musica muda tudo, quem nunca ouviu a Xuxa cantando pra aprender as letrinhas, ou para saber os números?
    isso pode melhorar muito uma relação pai e filho, pois os filhos por gostarem de ouvir musicas vão ver que o pai vê a opinião deles, e procura musicas que possas educa-lo da melhor forma possível, a musica é uma mistura de sentimentos, que faz com que nosso coração fique cheio de alegria, ela acalma, agita, diverte, ensina, emociona etc. ela quebra tabus.

    ResponderExcluir
  6. Quem quando escutou música nunca riu, chorou, se emocionou, etc.
    A música contém uma forma diferente para nos expressarmos, ela transmite o que estamos sentindo na hora.Ex.:Se apessoa está feliz ela não vai colocar uma música triste, deprimente e vice-versa.
    Achei o texto muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião a musica ajuda pois a pessoa interage com a musica se distraindo e aprendendo ao mesmo tempo. Muito bom e interessante isso.

    ResponderExcluir
  8. olha a música é muito importante, pois com ela nós podemos refletir sobre a nossa vida, ter pensamentos inteligentes, ter uma ideia mais reflexiva sobre tudo e todos.no mesmo momento em que você ouve uma música ela pode te transmitir vários sentimentos, desde a alegria e felicidade a tristeza e muita depressão.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. nossa! fiquei impressionado com essa novidade, pois isso é uma coisa que os pais podem fazer em casa e que os ajudara muito na vida de todos.

    ResponderExcluir
  11. A pessoa presta muita atenção na música, se divertindo com o ritmo,porem ,aprende ao mesmo tempo com a letra.

    ResponderExcluir
  12. eu acho isso muito interessante,pois com um simples ato de escutar uma música,acalma o sistema nervoso e emocional,fazendo botar nossas emoções para fora com abraços,beijos,carinho a até um simples eu te amo.

    ResponderExcluir
  13. na minha opinião, a musica assim como outras coisas em comum, aproximam as pessoas... e são esses gostos que também nos fazem interagir, e ter novas amizades

    ResponderExcluir
  14. Não é em vão que escuto música para passar a dor de cabeça e que Apolo seja tanto deus da medicina quanto da música. Ela realmente ajuda a acalmar, nos dá prazer e felicidade e desperta muitas emoções. Essa pesquisa deve ter sido tão boa para as crianças quanto para os pais que as acompanharam e acho que serve como um aviso para todos de que a música realmente influencia o nosso humor e comportamento. Eu indico para quem está triste, ou cansado, ou de mau humor, até para quem está feliz que procure no youtube por um gênero bem legal e escute músicas que levantem o astral, faz muito bem para o corpo e pra mente.

    ResponderExcluir
  15. Com a música nós nos sentimos bem, ficamos felizes e isso faz com que as outras pessoas também fiquem felizes. Se todos estão felizes nossos relacionamentos são melhores.

    ResponderExcluir
  16. eu concordo que a musica é importante para o nosso convívio, algumas musicas calmas ajudam para nos aproximar, momentos de aconchego, de carinho, e as musicas mais agitadas, são para brincadeiras, etc.

    ResponderExcluir
  17. A música tem o poder de curar, transmitir sentimentos. Uma simples letra de música é capaz de reproduzir a alegria e a dor, em muitos casos, por exemplo, quando pai e um filho estão de mal e ouvem uma música que gostam mudam de humor, pedem perdão.

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu achei esse texto mto legal, eu amooo musica, minha mãe sempre cantava pra mim quando eu era pequena. Eu me sinto muito bem quando escuto musica... me sinto de um jeito diferente não sei como explicar!

    ResponderExcluir
  19. Não possuía conhecimento sobre esse método musical, achei muito interessante pois deste jeito a interação entre pais e filhos seria mais divertida é fácil de se conquistar.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. com as musica a pessoa pode se interagir melhor com as pessoas,pois com a musica nos sentimos mais felizes mais alegres.

    ResponderExcluir